Seja bem-vindo(A) WELCOME

Como a segurança no trânsito pode salvar vidas

Autor: Equipe JSL - 02 de jun de 2022

Entenda como a segurança no trânsito pode salvar vidas e descubra como você pode fazer sua parte!

 

Na segunda-feira, dia 23 de maio de 2022, tivemos uma triste notícia que impactou muitas pessoas, repercutindo nos veículos multimidiáticos, principalmente, nas redes sociais. O influenciador Jesse Kozechen, morador de Balneário Camboriú, estado de Santa Catarina, e seu cachorro, Shurastey, sofreram um acidente de carro e tiveram os seus sonhos interrompidos bem perto de completá-los. 

Partindo em 2017, deu início a um projeto chamado Shurastey ou Shuraigow, como uma referência à música Should I Stay or Should I Go (Devo ficar ou devo ir), da banda The Clash. O influencer e seu fiel companheiro deixaram uma legião de fãs por onde passaram e conheceram muitas pessoas, possuindo cerca de 400 mil seguidores nas redes sociais, e tinham o objetivo de chegar ao Alasca, com o seu fusca apelidado de Dodongo.

No entanto, quando estavam perto da fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, Jesse tentou desviar de um carro que reduziu a velocidade para fazer a conversão e acabou colidindo com um Ford Scape, que estava vindo no destino contrário. Os dois morreram na hora. 

Acontecimentos assim abrem margem para reflexões muito importantes sobre como a segurança no trânsito pode salvar vidas. 

Em 2014, percebendo o alto índice de mortos e feridos em acidentes em todo o mundo, o Observatório Nacional de Segurança Viária criou o movimento Maio Amarelo, como uma forma de chamar a atenção da sociedade para algo que interrompe os sonhos de milhares de pessoas todos os dias que é o alto índice de acidentes de trânsito no Brasil.

Além desse caso, podemos citar diversos outros, como o do ex-bbb 2022, Rodrigo Mussi, que precisou passar por uma série de cirurgias depois que um carro em que estava bateu na traseira de um caminhão., após supostamente o motorista ter dormido no volante e Rodrigo estar sem cinto de segurança. O fato é que isso acontece com bastante frequência em nosso país. 

Segundo os dados do Registro Nacional de Acidentes, do Ministério da Infraestrutura, só no ano de 2021 foram registrados 882.218 mil no Brasil. Desses, cerca de 68 mil pessoas sofreram ferimentos graves e 15 mil morreram, no entanto, esse número pode ser maior, visto que 680 mil casos foram registrados como estado desconhecido. 

Por esse motivo, é importante que cada um faça a sua parte para trazer mais segurança no trânsito, pois isso pode salvar vidas. Entenda como fazer a sua!

Como fazer sua parte para trazer mais segurança no trânsito? 

segurança no trânsito

 Usar cinto de segurança 

Uma das primeiras atitudes importantes para tornar o trânsito mais seguro é a utilização de cinto de segurança. Apesar de não evitar necessariamente o acidente, ele ajuda a reduzir suas consequências, visto que seguram o corpo do passageiro ou do motorista e evita que eles se choquem contra o painel ou o volante. 

Além disso, em altas velocidades, caso não esteja utilizando esse equipamento, em alguns casos de acidentes há a possibilidade de ser arremessado para fora do carro, o que pode ser fatal. 

Por isso, é fundamental utilizar o cinto de segurança, tanto para sua proteção quanto para não tomar multa, tendo em vista que, segundo a legislação brasileira, é penalizado a pagar R$ 195 de multa, caso o motorista e os passageiros não estejam utilizando-o. Deve usá-lo tanto para percursos longos quanto para pequenos. 

Não dirija com sono 

Uma das principais causas de acidentes, além da embriaguez, é o sono na hora de dirigir. Muitas vezes, o motorista está tão cansado que acaba dormindo ao volante e perde o controle do veículo. 

Por esse motivo, quando se conduz um carro, é preciso dormir bem. Além disso, reconhecer o cansaço e evitar quando estiver assim, também ajuda a prevenir acidentes.

Mantenha uma distância adequada do veículo da frente 

Manter a distância adequada do veículo da frente também é uma ótima dica para prevenir acidentes e trazer mais segurança no trânsito. 

Isso porque, quando está muito próximo, se o outro carro precisar reduzir a velocidade, nem sempre dá tempo de frear e evitar a batida, o que pode colocar a vida de todos os passageiros e motoristas em risco. 

Não mexa no celular enquanto estiver dirigindo 

Uma das principais dicas para evitar acidentes, sem dúvidas, é não mexer no celular enquanto estiver dirigindo. Isso porque, o aparelho é uma das maiores distrações do motorista e causas de acidentes. Por isso, é importante deixar guardado, inclusive, em um lugar onde não possui acesso rapidamente, pois isso pode fazer com que você acabe se distraindo com algumas notificações. 

Tome bastante cuidado com os pedestres e motociclistas 

As pessoas mais vulneráveis a acidentes no trânsito, sem dúvidas, são os pedestres e motociclistas, visto que não possuem a mesma estabilidade que um carro ou outro veículo pode oferecer, por exemplo. Por esse motivo, ao trafegar em áreas em que eles estão, o motorista precisa ter atenção redobrada. 

Além disso, é fundamental prestar atenção nas sinalizações no trânsito e sinalizar também, quando for preciso. 

Ações da JSL que ajudam na prevenção de acidentes

Aqui na JSL levamos esse tema muito a sério. Para nós, segurança é um valor inegociável, e seguimos uma Cultura Zero Acidentes em todas as nossas operações, envolvendo colaboradores, terceiros e agregados.

Segurança é um compromisso da nossa empresa e responsabilidade de todos. Consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta. Agir com segurança é mais que liberdade, é interagir com a vida, é ter responsabilidade. 

Equipe JSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

JSL S.A. © 2022 | Todos os direitos reservados Termos e Condições
A JSL usa cookies para melhorar a sua experiência em nosso serviços.
Ao continuar, você concorda com a utilização destes cookies. Saiba mais.