Seja bem-vindo(A) WELCOME

Logística de commodities: entenda o que isso quer dizer

Autor: - 30 de maio de 2022

As commodities se referem a um determinado produto ou bem de origem primária que é comercializado, sendo que, esse mercado pode ser composto por recursos agrícolas, minerais, vegetais, ou outros mais específicos.

São matérias-primas básicas presentes em nosso cotidiano, como café, milho, carne, dólar, petróleo, dentre outras que fazem parte do dia-a-dia. 

Elas são divididas entre soft, que são produtos que podem ser consumidos ou utilizados como matéria-prima, e hard, que se deve às matérias-primas e recursos naturais que podem ser extraídos ou minerados.

Além disso, tem como característica principal ser pouco processada e utilizada na produção de produtos com um maior valor agregado.

Por isso, esse mercado é a base da economia global e quando há grandes oscilações dessas mercadorias, isso influencia diretamente em outras atividades, como na indústria e no comércio, tendo como consequência, a oscilação no valor dos produtos, tornando-os mais caros ou baratos.

Tendo em vista que, o Brasil é considerado um dos maiores produtores de commodities em todo mundo, ocorre uma grande influência sobre os preços definidos pelos demais países. 

Assim, as negociações dessas matérias-primas são realizadas através de contratos futuros e opções na Bolsa de Valores, podendo ocasionar na proteção de capital e ganhos positivos. 

Conheça um pouco mais sobre as commodities e entenda sobre a sua logística:

Como as commodities funcionam?

Commodities

As commodities funcionam com uma cotação baseada na oferta e na demanda, que são vendidas por meio da Bolsa de Valores. Por isso, a negociação se torna mais fácil devido ao padrão de preços das commodities, porém, quando há oscilações nas precificação, acabam impactando na economia global, afetando vários países.

Portanto, quando uma mercadoria ou matéria-prima passa a ser considerada uma commodity, sua precificação parte da cotação do mercado, ou seja, na bolsa, e não em seu valor de produção. 

Quais são as características das commodities

Commodities

As principais características presentes nas commodities que são importantes de ressaltar, é de fato sua grande relevância mundial, são produtos de origem primária, pouca industrialização, alto nível de comercialização, qualidade e padrão de produção e não há diferenciação de marca.

Quais os tipos de commodities?

Existem alguns tipos de commodities, elas são classificadas em:

Agrícolas: açúcar, café, etanol, milho, trigo e suco de laranja congelado.

Ambiental: água e créditos de carbono.

Financeiras: dólar, euro, real e títulos públicos.

Mineral: ferro, minério de ferro, ouro, petróleo e gás natural.

Química: soda caustica, ácido sulfúrico e sulfato de sódio.

Recursos energéticos: energia elétrica.

 

Logística de commodities

Sabendo que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de commodities, a logística de transporte desses produtos é de extrema importância, já que, é um fator totalmente necessário para que as matérias-primas cheguem até o seu destino final.

Por isso, é essencial que haja um serviço especializado em logística por trás, para que todo o transporte e armazenagem seja realizado da melhor forma possível, com total organização e qualidade.

Dessa forma, os fluxos logísticos funcionam com a elaboração de um planejamento que seja eficiente para a importação das mercadorias, possibilitando que as empresas logísticas tracem a rota e enviem os recursos da melhor maneira possível, evitando possíveis desperdícios.

Com isso, a logística facilita e organiza o processo de importação e ajuda a reduzir os custos das empresas, já que todo o processo foi bem planejado.

A JSL, possui o maior portfólio de serviços logísticos do país e investe para distribuir os produtos brasileiros para todo o mundo. Por isso, ela está envolvida no abastecimento, carregamento e movimentação interna de matéria prima em vários setores da economia, como o de mineração, o florestal e o sucroalcooleiro.

As equipes da JSL contam com profissionais especializados, que estão envolvidos em diversos estudos específicos, a fim de indicar os equipamentos mais adequados para cada tipo de operação e obterem o melhor resultado. 

Além disso, os serviços são totalmente customizados, permitindo assim, que os clientes obtenham um maior ganho de produção e eficiência, reduzindo custos para o cliente sem perder o foco do seu próprio negócio.

Os serviços da JSL abrangem quatro tipos de serviços, o de operações dedicadas, transporte de cargas, armazenagem e distribuição urbana. Para entender melhor explicaremos cada um:

Operações dedicadas

São operações altamente customizadas para cada cliente, levando em consideração as necessidades de cada um, colaborando com o processo produtivo. Os projetos realizados são de longo prazo, por isso, é preciso que haja um nível alto de conhecimento por parte dos profissionais, em investimento em ativos e tecnologias específicas para cada serviço. 

No âmbito florestal, na cadeia de papel e celulose, por exemplo, são utilizados ativos específicos para a retirada e movimentação da madeira nas florestas.

Dessa forma, são abastecidas as fábricas, realizando toda a movimentação interna, e depois, levando o produto para ser distribuído em território nacional, ou exportado.

Também é realizada a logística dos resíduos da produção, que são transformados em adubo ou biomassa, utilizada para gerar energia. Além de fazerem a coleta de cevada nos portos e o abastecimento nas fábricas, para ser transformada em cerveja.

Já na mineração, é feita a movimentação de materiais pesados dentro da mina, por meio da utilização de guindastes e caminhões específicos para a tarefa. Na extração da bauxita, por exemplo, também é feito o recondicionamento da área, reabilitando o solo e replantando a vegetação.

São realizadas também, a gestão de estoque e movimentação de peças e insumos dentro das montadoras, garantindo o fluxo de produção.

Transporte de Carga

O serviço de transporte é realizado levando a carga para a localização necessária, seja no Brasil, ou outros países da América do Sul. Atividade em que a empresa é altamente reconhecida.

Os insumos também são entregues pela JSL, como o transporte da celulose citado anteriormente. Após transportarem a celulose até a fábrica, são levados até o porto ou armazém.

No caso da cevada, após ser levada até a fábrica, são transportadas as cervejas até os centros de distribuição.

Armazenagem

É realizada a gestão dos centros de distribuição, que totalizam uma área de mais de um milhão de metros quadrados de armazéns. Assim, os produtos são recebidos, armazenados, separados,até serem finalmente expedidos.

Os armazéns são equipados com a melhor tecnologia disponível, utilizando simulações com inteligência artificial, otimizando o espaço de armazenagem e facilitando a movimentação interna das mercadorias.

Distribuição Urbana

Por fim, os produtos são transportados e entregues nos pontos de venda para enfim serem consumidos.

Os produtos são coletados nos centros de distribuição próprios ou dos clientes, realizando assim, as entregas diárias.

Partindo da roteirização e controle, a inteligência da gestão de estoques e a sinergia com a expedição nos armazéns, contribuem para um serviço de excelência e qualidade.

Por isso, a JSL está presente na vida das pessoas, pois são responsáveis por levar desde alimentos, até matérias-primas para todo o Brasil e mais 6 países, além de serem os únicos nesse segmento.

 

Equipe JSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

JSL S.A. © 2022 | Todos os direitos reservados Termos e Condições
A JSL usa cookies para melhorar a sua experiência em nosso serviços.
Ao continuar, você concorda com a utilização destes cookies. Saiba mais.