Seja bem-vindo(A) WELCOME

Projeto Torre Ativa: como a geolocalização pode otimizar processos logísticos

Autor: JSL - 15 de maio de 2023

Se você atua no setor de transportes ou é usuário dos serviços de logística, provavelmente já ouviu falar de geolocalização. Mas, você sabe o que é exatamente e como pode ser benéfico para o seu negócio?  

Neste artigo, vamos explorar o que é geolocalização, como ela funciona e como pode ajudar caminhoneiros, armazéns e empresas do setor de transporte. Também falaremos sobre a mais nova iniciativa da JSL em parceria com a TruckPad, o projeto Torre Ativa, e como ele promete revolucionar a experiência de nossa cadeia logística. Boa leitura! 

 

Geolocalização: o que é e como funciona 

A geolocalização é o processo de rastrear e identificar a localização geográfica de um objeto ou pessoa com o uso da tecnologia. Geralmente, isso é feito por meio de dispositivos de GPS (Sistema de Posicionamento Global), que enviam sinais para satélites em órbita ao redor da Terra. Esses sinais são processados ​​por um software que determina a localização precisa do dispositivo. 

Existem várias maneiras de usar a geolocalização para rastrear objetos ou pessoas. Alguns dos métodos mais comuns incluem: 

 

  1. GPS

Os dispositivos de GPS são a forma mais comum de geolocalização, tanto que são encontrados em muitos smartphones, veículos e outros equipamentos. Como explicado anteriormente, eles se conectam a satélites e enviam sinais que são processados ​​por um software, oferecendo a localização do dispositivo. 

 

  1. Wi-Fi

Os roteadores Wi-Fi também podem ser usados ​​para rastreio. Isso é feito por meio do endereço MAC do dispositivo para identificá-lo e, em seguida, é possível compará-lo com bancos de dados de localização de roteadores Wi-Fi conhecidos. 

 

  1. RFID

A RFID (Identificação por Radiofrequência) é uma tecnologia que usa sinais de rádio para identificar e rastrear objetos. As etiquetas RFID são colocadas em objetos e usam sinais de rádio para se comunicar com dispositivos de leitura próximos, permitindo a localização em tempo real. 

 

Benefícios da Geolocalização 

Agora que você entendeu o que é e como funciona a geolocalização, é capaz de compreender que os benefícios impactam diretamente o setor de transportes. Entre as vantagens mais importantes, estão: 

 

  1. Monitoramento de Frota

A geolocalização pode ser usada para monitorar frotas de veículos em tempo real. Isso pode ajudar as empresas de transporte a otimizar rotas, evitar atrasos e reduzir custos operacionais. 

 

  1. Gerenciamento de Estoque

É possível utilizar a geolocalização para otimizar o gerenciamento de estoques em armazéns e depósitos. Os objetos podem ser identificados com etiquetas RFID e rastreados à medida que se movem pelo depósito. Isso pode ajudar a garantir que os objetos corretos sejam entregues no momento certo. 

 

  1. Melhoria da Segurança

A tecnologia de rastreamento também pode ajudar a melhorar a segurança em empresas de transporte. As frotas de veículos podem ser monitoradas em tempo real, o que pode ajudar a evitar roubos e furtos, sobretudo se ativado o desligamento remoto dos motores. 

 

  1. Redução de Custos

Outro benefício da geolocalização, é a redução de custos para as empresas de transporte. Ao monitorar as frotas de veículos em tempo real, é possível evitar rotas desnecessárias, reduzir o tempo de ociosidade dos veículos e preservar-se de multas por excesso de velocidade ou outros comportamentos de condução perigosos. 

 

  1. Melhoria da Eficiência

Além dos outros benefícios listados, a geolocalização possibilita uma melhora na eficiência das operações de transporte. As empresas podem usar dados de localização para planejar rotas mais eficientes, rastrear o tempo de entrega e fornecer atualizações em tempo real aos clientes. 

 

O Projeto Torre Ativa 

Como vimos, no mercado de transportes, a geolocalização se tornou uma ferramenta fundamental para otimizar os processos logísticos. Com ela, é possível rastrear a localização de uma carga em tempo real, permitindo que motoristas e gestores tomem decisões mais precisas e eficientes. 

Foi pensando nisso que a JSL, empresa líder de logística do Brasil, desenvolveu o Projeto Torre Ativa, com implantação prevista para dezembro deste ano. O projeto é realizado em parceria com a TruckPad, plataforma digital que auxilia transportadores e embarcadores na gestão de fretes e caminhoneiros. 

Os principais objetivos do projeto são: 

  • Identificar possíveis situações de atraso no cronograma logístico; 
  • Gerir o tempo de carga e descarga; 
  • Gerenciar, prevenir e/ou remediar demais ocorrências no percurso que impactem o serviço prestado. 

Com o Torre Ativa, a JSL substituirá o controle atual, feito manualmente através do WhatsApp, usado para troca de mensagens entre gestores, motoristas e clientes. Assim, ao implementar o novo projeto, a empresa poderá levantar os motivos em caso de desvio, determinar a melhor rota e o horário previsto de chegada, além de reduzir o tempo de resposta em caso de problemas.  

“O monitoramento irá funcionar triangularmente, com um rastreador na carreta, no cavalo e no aplicativo desenvolvido pela JSL que deverá estar instalado no celular do caminhoneiro. Com base nesses dados, o cliente será informado pela referência mais atualizada”, informou a direção da empresa. 

Em última análise, o Projeto Torre Ativa permitirá que a JSL tenha uma maior capacidade de planejamento e gestão de suas operações por meio de um processo de entregas mais efetivo e custos operacionais mais baixos. Isso porque, como já vimos, a geolocalização permite a identificação das rotas mais eficientes e a otimização do trajeto dos caminhões, reduzindo o tempo de transporte e os gastos com combustível e manutenção. 

Por tudo isso, o Projeto Torre Ativa representa uma grande inovação para a JSL, seus parceiros e clientes, atribuindo mais transparência, eficiência e segurança para a gestão de frotas.  

Gostou dessa novidade? Então, mantenha-se atualizado sobre a JSL e o setor de logística em nossas redes sociais da empresa e, também, em nosso blog! 

 

Equipe JSL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMB Digital JSL S.A. © 2023 | Todos os direitos reservados Termos e Condições
A JSL usa cookies para melhorar a sua experiência em nosso serviços.
Ao continuar, você concorda com a utilização destes cookies. Saiba mais.